Quase uma hora se movendo sem sair do lugar, olhando somente para frente, tendo com alguma sorte um aparelho de televisão sintonizado em um canal um mínimo interessante.
Quando chegava o momento de exercitar-me na esteira da academia, eu precisava invocar toda minha força de vontade para não finalizar o treino por ali e ir para casa.
Na época que morei perto da praia, tinha prazer em acordar cedo e fazer uma longa caminhada em toda extensão da orla. Tudo me inspirava, a visão do mar, outras pessoas se exercitando, as mulheres de roupa de ginástica, o céu ensolarado.
Atividades ao ar livre por muito tempo permaneceram como a minha primeira opção para exercícios aeróbicos.
Quando me mudei para um apartamento em condomínio fechado, tentei adaptar minha rotina para caminhadas em torno das ruas internas, mas não demorou muito para eu desmotivar.
Quando me matriculei na academia mais próxima, levei minhas caminhadas para a esteira, e usei os artifícios que estavam à minha disposição para tornar a tarefa mais suportável.
Cauteloso, consultei um ortopedista para verificar se estava tudo bem intercalar caminhada e corrida pesada. Por um lado, correr queima mais do que caminhar, por outro, desgasta mais o joelho e pode lesionar.
Sem muita surpresa, meu ortopedista recomendou cessar com a corrida até atingir determinado peso. A dica foi ficar alterando a velocidade e a inclinação da esteira. Desta forma eu potencializaria a queima de calorias sem prejudicar meus joelhos.
Atualmente permaneço na esteira por 45 minutos, mantendo uma velocidade média de 7 km/h e inclinação de nível 8, queimando 420 calorias.
Para me entreter durante todo esse tempo, ouço podcasts variados em meu music player. Pretendo falar mais sobre isso em futuros posts.
A esteira também é um ótimo exercício para refletir sobre problemas e tentar encontrar soluções. Já levei muitas questões de trabalho para a esteira e após alguns minutos, várias ideias e resoluções surgiram na cabeça. Pelo menos tem a vantagem de ser mais seguro do que andar na rua.
******************
Conte-nos nos comentários. :)



Acho que os planos de Saude devem oferecer bonus para aqueles comovocê que cuidam da saúde...pois se previnem de gastarem muito com idas à médicos e hospitais....
ResponderExcluir